Confira as tendências tecnológicas para o varejo para ficar de olho em 2020!
Gestão do Varejo
Estar atento às tendências tecnológicas para o varejo é fundamental para manter a sua empresa competitiva no mercado. Como você bem sabe, o consumidor está cada vez mais exigente, dando preferência a negócios que demonstram estar interessados e preocupados com o seu bem-estar.
Além disso, com o avanço da tecnologia, não é tão fácil surpreender os potenciais clientes. Encontrar um diferencial competitivo se tornou ainda mais complexo, porém, vale destacar que não é algo impossível. Você só precisa abrir a sua mente e se dispor a conhecer novas ferramentas que ajudam a otimizar a satisfação do cliente.
Neste artigo, listamos as principais tendências tecnológicas do varejo para você ficar de olho em 2020. Acompanhe!
Automatização de processos
O uso da tecnologia é tão importante que tem se tornado um elemento obrigatório para as empresas. A automatização de processos permite que tanto o gestor quanto os seus colaboradores possam ser mais produtivos e focados nas estratégias do negócio.
As soluções que auxiliam na gestão, no controle de estoque, no fluxo de caixa etc. permitem o mapeamento e a reunião de dados importantes de todas as etapas da organização, favorecendo uma melhor tomada de decisão e utilizando a redução de custos.
Experiência do cliente personalizada
Falar de maneira genérica com grandes massas já não é uma estratégia eficiente para as empresas. É preciso se aproximar cada vez mais dos seus clientes de uma forma mais pessoal para ter sucesso na fidelização.
Nesse momento, a coleta de dados ajuda a entregar uma experiência personalizada, mostrando a cada consumidor que ele é especial para o seu negócio. As redes sociais, por exemplo, são ótimas ferramentas que ajudam a criar uma interação mais próxima e sem formalidades, dando valor às características exclusivas de cada cliente.
Marketing focado nas diferentes gerações
Entender o comportamento dos consumidores é muito importante para uma empresa ter sucesso. O que eles buscam? Quais são as suas preferências? Quais problemas eles precisam resolver?
As gerações Y e Z, por exemplo, costumam buscar mais por bens materiais. Já os baby boomers e a geração X valorizam mais as posses. A terceira idade não fica para trás no consumo. Como a população está vivendo mais e tem envelhecido com mais disposição, saúde e qualidade de vida, ela tem buscado aproveitar mais o que a vida tem a oferecer, realizando viagens, participando de eventos etc.
Considerando tudo isso, é importante aplicar estratégias de marketing nas diferentes gerações, a fim de aproximar mais o relacionamento com seus consumidores.
Tendência omnichannel
O principal objetivo da tendência omnichannel é centralizar todos os canais de comunicação da empresa, fazendo com que o cliente não perceba a diferença entre o mundo offline e o online. Como ela integra as lojas físicas, as virtuais e os consumidores, é possível aumentar as possibilidades de interação.
Dessa forma, o cliente consegue suprir suas necessidades sempre nos horários que forem mais confortáveis para ele, independentemente do meio e do local.
As tendências tecnológicas são essenciais para manter a sua empresa competitiva no mercado. Oferecer também soluções de pagamento inovadoras e que facilitam as negociações é outra inovação que precisa ser aplicada em seu negócio.
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