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Gestão do Varejo
Eventualmente, algumas empresas ainda podem sofrer com problemas de inadimplência. Nesse cenário tão desafiador, como lidar com essa situação da melhor forma e garantir o sucesso do seu empreendimento? Foi pensando nisso que preparamos este artigo para dar dicas de contas a receber.
Embora nem sempre seja uma tarefa fácil, ter o controle das contas a receber é fundamental para uma gestão financeira eficiente. Será que você tem falhado em algum dos pontos que citaremos a seguir? Acompanhe e descubra!
Organize as contas a receber do seu negócio
Manter a organização de tudo que é ou será pago para a empresa é essencial para identificar quais consumidores atrasam o pagamento e quais pagam com antecedência. Afinal, é conhecendo essas e outras características dos clientes que fica mais fácil aprender a lidar com cada perfil.
Além disso, separar e conhecer todos os valores a receber, bem como as suas datas de vencimento, é necessário para se preparar para um possível atraso de pagamento. É assim que a sua empresa conseguirá manter uma rotina de emissão de cobranças efetiva para evitar a inadimplência.
Utilize uma solução tecnológica adequada para gerir suas finanças
Alguns empreendimentos fazem o controle das suas contas a receber por uma planilha, outros preferem manualmente. Entretanto, existem inúmeras vantagens de se utilizar uma solução tecnológica adequada para gerir as finanças — como a emissão de relatórios gerenciais de lucratividade e análise de resultadospara acompanhamento do negócio.
Desse jeito, você terá maiores condições de notar o impacto da inadimplência, preparar-se para isso e assegurar a saúde financeira da sua empresa. Ou seja, utilizar uma solução que auxilie processos — como o controle de recebimentos, a emissão de cobranças e o fluxo de caixa, por exemplo — pode ser uma ótima forma de otimizar o trabalho.
Saiba cobrar e não tenha medo disso
Sabemos que a cobrança não é uma situação agradável, mas ela é necessária. Algumas empresas têm medo de cobrar e perder clientes por esse motivo, mas existem diversas maneiras de fazer isso de maneira amigável.
É bastante comum que o consumidor simplesmente se esqueça da data de vencimento. Por isso, não é nenhuma falta de respeito enviar um lembrete de pagamento simpático. Em situações mais difíceis, estabeleça um planejamento para a cobrança, tenha empatia, mantenha a calma e ofereça alternativas.
Considere também que esse contato vai dizer muito a respeito do seu negócio, podendo influenciar futuras compras. Assim sendo, tenha informações dos clientes e conheça intimamente as suas necessidades e demandas para elaborar propostas de pagamento efetivas, negociar e reaver os valores.
Faça o cálculo médio de inadimplência
Ter uma empresa exige lidar com a inadimplência. Nesse sentido, é necessário reduzi-la e saber trabalhá-la para proteger o seu negócio — e uma boa forma de fazer isso é calculando o índice médio de inadimplência.
Esse cálculo é uma informação estratégica para o seu empreendimento, porque permite realizar a projeção de fluxo de caixa com mais exatidão. Portanto, o ideal é mantê-lo sempre atualizado para não superestimar as contas a receber.
O cálculo é efetuado mediante a divisão do valor vencido pelo valor total das vendas. Em seguida, deve-se multiplicar o resultado da operação por 100 para transformá-lo em porcentagem. Lembre-se, porém, que no varejo esse índice é calculado em casos de atrasos com mais de 90 dias e menos de 180 dias.
Percebeu como é simples de seguir essas dicas de contas a receber? Mesmo assim, tenha em mente que todo cuidado é pouco, pois a inadimplência é um risco que pode impedir a sua empresa de manter as próprias contas em dia.
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