4 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCALAR AS VENDAS SEM ESTOURAR O FLUXO DE CAIXA

Gestão do Varejo


            4 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCALAR AS VENDAS SEM ESTOURAR O FLUXO DE CAIXA

Tão importante quanto escalar as vendas de um negócio e, consequentemente, aumentar o faturamento, é saber gerenciar o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é a movimentação do dinheiro da empresa. Todo capital que entra e sai do caixa — incluindo despesas, vendas, investimentos, etc — deve ser registrado para evitar que o estabelecimento não consiga cumprir com suas obrigações de pagamento a curto, médio e longo prazos.

Sabendo da importância do tema, listamos algumas dicas para que você consiga escalar as vendas sem estourar o fluxo de caixa do seu negócio. Vamos conferir?

1. Identifique uma necessidade do mercado

Uma das principais maneiras de escalar as vendas de forma correta é mapeando todas as etapas do processo produtivo. O mapeamento de processos dá uma maior clareza sobre as atividades que realmente geram lucro para o negócio e aquelas que estão apenas assumindo o papel de uma despesa a mais.

O esboço do fluxo de atividades deve ser feito com objetivo de acabar com tarefas desnecessárias, reduzir possíveis gargalos, aumentar a eficiência das operações e ferramentas, aprofundar o conhecimento sobre o processo produtivo e, principalmente, melhorar a experiência do consumidor.

2. Prepare a sua equipe de vendas

A equipe de vendas é um componente essencial para todo processo. É ela que vai ter contato com o consumidor final para fechar o negócio.

Sendo assim, é fundamental que todos os vendedores não só desenvolvam uma mentalidade de liderança para tomar decisões com foco no sucesso do negócio de forma autônoma, mas também tenham profundo conhecimento sobre os processos e os valores da empresa.

E como fazer com que um colaborador aprenda tudo isso? A resposta é simples: é tarefa dos gestores elaborar treinamentos e roteiros com a melhor forma de abordagem ao cliente.

Os profissionais devem ser preparados para oferecer a melhor experiência possível para o consumidor por meio de linguagem personalizada, preocupação em trazer soluções, perguntas certas etc.

3. Conte com mão de obra especializada

Não há como negar que colaboradores qualificados são essenciais para trazer bons resultados e escalar o negócio. Durante o processo produtivo, há várias tarefas que necessitam de profissionais com mais experiência e capacitação adequada, podendo comprometer todas as outras etapas.

Desse modo, além de observar quais funcionários são mais qualificados para preencher determinadas funções, também é importante investir em um programa de especialização dos colaboradores que mais se destacarem na equipe.

4. Mantenha o fluxo de caixa atualizado

Por fim, você precisa apontar todas as entradas e saídas de dinheiro, pois este procedimento é essencial para a eficiência e precisão do seu controle financeiro. Embora muitos profissionais deixem essa tarefa de lado por causa da correria do dia a dia, não ter controle da movimentação de capital do caixa pode gerar um grande descontrole no setor financeiro no futuro.

O ideal é sempre manter o fluxo de caixa atualizado. A partir dos seus dados, é possível montar um planejamento mais eficiente para o negócio, separando parte dos lucros para pagar contas, investir em estratégias de marketing, entre outros.

Agora que você já sabe como escalar vendas sem estourar o fluxo de caixa, você já pode colocar os seus conhecimentos em prática. Diminua os riscos relacionados à saúde financeira e potencialize a lucratividade da sua empresa!

Gostou de conhecer algumas dicas para escalar as vendas? Você já praticava alguma delas? Deixe um comentário contando as suas estratégias para alavancar as vendas!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.