COMO MELHORAR AS TOMADAS DE DECISÕES ESTRATÉGICAS DA EMPRESA?
Gestão do Varejo
Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas somente quem realmente está nessa posição sabe o quão desafiador pode ser. É preciso ter muita responsabilidade antes de dar qualquer passo, pois o menor equívoco pode comprometer a sobrevivência da empresa.
Sendo assim, é muito importante estabelecer um processo de tomada de decisão estratégica na organização. Ou seja, basear-se em informações precisas e atualizadas e contar com o suporte da tecnologia antes de decidir qualquer aspecto do negócio.
Você quer saber mais sobre como melhorar a tomada de decisões estratégicas para sua empresa? Então, acompanhe a leitura deste artigo para conferir!
Faça um planejamento estratégico
Antes de tomar qualquer decisão, é preciso conhecer profundamente o negócio, o perfil de seus clientes, seus produtos, as estratégias da concorrência e a situação real do mercado. Em outras palavras, é preciso ter um planejamento detalhado levando todas essas questões em consideração. Nesse planejamento, precisam estar contidas informações sobre:
- detalhamento do mercado;
- objetivos da empresa;
- perfil dos clientes;
- desafios do segmento; entre outras.
Com base nele, suas chances de tomar decisões eficientes são muito maiores, pois elas estarão alinhadas às metas e às perspectivas da empresa e ao panorama econômico do momento.
Conheça os setores da empresa
Quanto mais dados sobre a organização você tiver, maiores as suas chances de melhorar a tomada das decisões estratégicas. É preciso conhecer minuciosamente seu administrativo, o financeiro, o setor de vendas e todos os outros.
Para isso, considere estabelecer soluções de gestão integrada capazes de centralizar informações sobre todos os departamentos do negócio em um único ambiente. Além de facilitar o trabalho de todos os envolvidos, é possível gerenciar sua empresa com muito mais eficiência e precisão.
Preveja os impactos da decisão
Existem decisões que são rotineiras e discretas, que têm limites precisos e seus impactos atingem somente um setor específico. Porém, você se depara, com maior frequência, com as que afetam a empresa de maneira ampla. Essas têm o poder de influenciar seus processos internos e suas políticas.
É necessário estar ciente disso, considerar qualquer opção e ponderar sobre o impacto dela, uma vez que consequências como essas são capazes de fornecer um contexto fundamental para definir qual o caminho mais adequado.
Analise todos os pontos de vista e tenha a mente aberta
Para ter uma visão mais abrangente sobre a situação do empreendimento, é imprescindível que uma análise de prós e contras seja feita. Além disso, é muito importante saber o que pensam os colaboradores e demais indivíduos que serão afetados. As melhores decisões são aquelas que consideram todos os pontos de vista e que não deixam nenhum membro da equipe de fora.
É necessário ter mente aberta para aproveitar as oportunidades do mercado e encarar os novos desafios que ele tem a oferecer. Gestores que agem como líderes, e não como chefes, são flexíveis e estão sempre abertos a mudanças nos planos e a tomar atitudes inovadoras.
Lembre-se: novas ideias podem acabar se tornando melhores do que ideias iniciais, por isso, é muito importante ouvir sua equipe e estabelecer uma gestão participativa no processo de tomada de decisão estratégica.
Aposte em governanças de dados
Fazer o controle de dados se tornou uma prioridade para organizações que procuram se manter competitivas e garantir seu crescimento. Portanto, fazer a governança dos dados é uma estratégia que tende a gerenciá-los melhor e fazer com que eles se tornem um suporte na hora das decisões.
Esses dados que são gerados por diversas áreas da empresa são usados para prever o comportamento dos colaboradores, fornecedores, mercados e o mais importante: os consumidores. Quem consegue se adaptar às mudanças e prever tendências acaba se destacando no mercado competitivo.
Baseie-se nas experiências anteriores
É importante usar a sua experiência como empreendedor e seu conhecimento de mundo para auxiliar na tomada das decisões. Por isso, use as suas habilidades de executivo, as informações que você adquiriu durante sua vida acadêmica, os desafios que já enfrentou, os livros que já foram lidos etc.
Essa dica é essencial, principalmente se a situação atual for parecida com alguma outra situação que já tenha sido enfrentada no passado.
Colete o máximo de informações
O ideal é analisar sistematicamente a realidade da sua empresa para evitar que erros sejam cometidos. Então, durante esse processo, devem ser colhidas informações, definidos os desafios competitivos e estabelecida uma percepção sobre as melhores práticas.
Alguns exemplos de aspectos a serem coletados são:
- dados sobre público-alvo;
- concorrência;
- capital disponível;
- lucro.
Mesmo que leve um tempo para reunir todas essas informações, elas serão essenciais para assegurar e estruturar as tomadas de decisões estratégicas. Por isso, se empenhe para ter em mãos todos os dados necessários para, enfim, seguir em frente e tomar atitudes.
Aposte no potencial da tecnologia
Por fim, é muito importante apostar no potencial que a tecnologia pode proporcionar ao seu negócio. Hoje, empresas dos mais variados portes já contam com soluções de gestão integrada para automatizar os processos operacionais e padronizá-los.
Uma das grandes vantagens que esse tipo de solução tem a oferecer à tomada de decisões está relacionada aos relatórios com dados precisos sobre aspectos importantes da organização, dando auxílio na hora de:
- integrar informações entre os diversos departamentos;
- calcular a demanda de estoques de maneira mais precisa;
- gerenciar as finanças com mais segurança;
- mensurar o desempenho de vendas ou de outras áreas da empresa de maneira mais efetiva.
Com a ajuda da tecnologia, o gestor pode tomar decisões com muito mais agilidade, já que os dados são coletados simultaneamente e, se a solução for na nuvem (em vez de local), eles ainda podem ser acessados de qualquer lugar.
Conheça as ferramentas ideais para serem utilizadas
Algumas ferramentas são capazes de facilitar o manuseio de dados em grande volume. Elas podem variar de simples a sofisticadas, basta você decidir qual se adapta mais ao seu modelo de negócio. Conheça algumas das mais utilizadas:
- ciclo PDCA;
- análise SWOT;
- relatórios gerenciais a partir de uma solução de gestão integrada;
- pesquisa de mercado;
- análise de custo-benefício.
Como você pôde conferir neste artigo, a tomada de decisões estratégicas precisa do suporte de todos os envolvidos e deve contar com soluções tecnológicas para sustentar a base de informações e processos bem definidos. Elas estão diretamente ligadas ao sucesso da gestão e, ao realizar esses processos, é possível assegurar melhores resultados.
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