QUER SABER COMO OTIMIZAR A LOGÍSTICA DE ENTREGAS DO VAREJO?

Gestão do Varejo


            QUER SABER COMO OTIMIZAR A LOGÍSTICA DE ENTREGAS DO VAREJO?

Administrar um negócio é uma atribuição que demanda atenção, planejamento e tempo. Afinal, é necessário direcionar os esforços para os vários setores existentes, como marketing, finanças e a logística.

Por falar no setor de entregas, saiba que pode ser considerado um dos principais fatores que, em meios termos, definirá se sua empresa de fato oferece o melhor serviço ou não.

Todo o seu planejamento para ofertar uma boa experiência ao cliente poderá ser destruída se a entrega não ocorrer do modo que o consumidor espera.

Se você, assim como muitos empreendedores, tem muitas dúvidas de como otimizar a logística de entregas, não deixe de conferir as nossas dicas de como oferecer um bom serviço. Preparados? Então, vamos lá!

Por que é importante otimizar a logística de entrega?

Provavelmente, você deve ter se deparado com algum cliente que desistiu de comprar algum produto por causa da entrega não ser realizada dentro de um prazo curto ou ter o frete elevado. Também pode acontecer do consumidor ficar insatisfeito e não voltar a comprar por conta de uma má experiência.

Atualmente, as empresas precisam investir em métodos que elevam a eficiência tanto da produção dos produtos quanto da distribuição, visto que o comportamento do consumidor tem demandado uma excelente logística.

O setor de logística é um dos mais complexos e fundamentais departamentos de qualquer negócio — seja ele digital ou não —, pois ele conta com vários setores internos e externos que podem contribuir para que esse serviço seja excelente ou terrível.

Portanto, é preciso ter em mente que esses detalhes estarão sempre presentes no dia a dia da sua empresa. Levando isso em consideração, podemos traçar algumas estratégias que visam controlar ou antecipar esses acontecimentos.

Além do mais, o setor logístico pode ser um excelente medidor de satisfação dos consumidores.

Como fazer essa otimização?

Agora que você já entendeu qual é a importância do setor de logística, é hora de saber o que fazer para otimizá-lo e, assim, ganhar a referência de seus consumidores. Acompanhe!

Organize todo setor de logística

O primeiro ponto que deve ser considerado é começar a otimização de dentro para fora. Dessa maneira, é preciso organizar e otimizar todos os processos que envolvam a logística da sua marca.

Portanto, tudo que for propício ao setor de entregas, como política de troca e devoluções, devem constar no planejamento estratégico e na execução das ações.

Capacite a equipe responsável

O seu setor logístico já está com todos os processos organizados e a otimização está começando a ser implementada, mas para garantir o sucesso dessa ação é preciso realizar uma tarefa: capacitar a equipe responsável.

Sem dúvida, o treinamento de colaboradores é essencial, por isso, invista em treinamentos regulares e orientações para que os funcionários estejam preparados para agir nas mais variadas ocorrências.

Além da preparação operacional, incentive a comunicação clara e objetiva entre os colaboradores da equipe responsável e as demais áreas da sua empresa. Afinal, a empresa só estará bem se funcionar da maneira correta.

Utilize tecnologia integrada para otimizar os processos

Independentemente do tamanho da sua empresa, é sempre bem-vindo fazer uso de soluções integradas que ajudam na otimização e gestão do setor logístico.

Os instrumentos tecnológicos vêm servindo como grandes auxiliares na otimização do conjunto operacional das entregas.

Para uma visão ainda mais ampla dessas soluções, é importante você saber que elas oferecem as seguintes funções:

  • auxiliam na organização do estoque, a partir de informações precisas sobre seus produtos, baixa em tempo real e localização;
  • acompanham todo o processo de entrega;
  • otimizam a gestão de estoque;
  • facilitam a troca de informação entre as equipes.

Esses são alguns pontos que podem ser considerados, mas existem soluções adaptadas para os mais variados tipos de negócios e suas particularidades.

Otimizar a logística de entregas é algo que demandará esforço, tempo e paciência, mas a recompensa final trará bons frutos para sua empresa. Ao deixar a parte interna organizada e preparada, será mais fácil lidar com acontecimentos externos, como o trânsito e demais imprevistos.

Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato caso precise falar com um especialista em gestão do varejo, basta clicar aqui. Aproveite também para baixar nosso e-book: O Guia Essencial de Gestão de Estoque”.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.