METAS SMART: SAIBA COMO UTILIZAR ESSE MÉTODO NA SUA LOJA!

Gestão do Varejo


            METAS SMART: SAIBA COMO UTILIZAR ESSE MÉTODO NA SUA LOJA!

Em um negócio, definir metas pode fazer com que a produtividade dos funcionários se eleve, proporcionando à empresa resultados significativos.

Contudo, é necessário prestar bastante atenção ao criar as metas. Elas devem ter o intuído de estimular o trabalho, não o inverso.

Se você deseja saber qual a importância das metas SMART, o que de fato é e como contribuirá para produtividade de sua equipe, confira nosso artigo.

Qual a importância das metas SMART?

Imagine que sua empresa precise aumentar as vendas e foi designada uma equipe responsável por isso. Mas, eles não têm as informações necessárias sobre o quanto precisará aumentar, ou sobre como o projeto será executado, assim como, quais recursos estão disponíveis.

E qual será o resultado? Uma equipe totalmente perdida. Isso se deve à falta de objetivos claros que não foram expostos quando foi apresentada ao problema.

Porém, para que o plano de ação seja realmente praticável, é necessário conceber objetivos inteligentes e as metas SMART são fundamentais.

O que são as metas SMART?

SMART em inglês significa esperto, inteligente. Em português, forma uma sigla, em que cada letra tem um significado. Confira:

S — Specific ou específica

Veja esse exemplo: aumentar as vendas. Se realmente essa fosse uma meta, ela não seria específica. Para que isso não aconteça é preciso responder algumas perguntas importantes, como por exemplo:

  • o que eu quero atingir com essa meta? Aumentar as vendas em 20%;
  • quem será o(s) responsável (is)? A equipe de marketing;
  • onde ela será executada? Online;
  • como ela será alcançada? Com divulgação de conteúdos pertinentes;
  • por que ela deve ser adotada? Queremos aumentar nossa atuação digital.

Nossa meta específica se tornou: a equipe de marketing aumentará as vendas online em 20%, por meio da divulgação de conteúdos pertinentes.

Entendeu a diferença? Esperamos que sim. Mas, para que isso de fato faça parte das metas SMART, ainda faltam alguns pontos.

M — Measurable ou mensurável

Anteriormente, definimos que devemos aumentar as vendas, certo? Porém, não foi criado nenhuma maneira de avaliar.

Confira algumas perguntas que servirão de guia:

  • qual é o resultado esperado? Aumento de 20% nas vendas online;
  • quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta? 2 meses.

Suponha que, com essa meta, a equipe tenha alcançado o objetivo em 10 dias. Por isso, podemos incentivá-los e aumentaremos a meta para 50%. Será que é possível?

A — Attainable ou atingível

Metas foram feitas para serem alcançadas e de nada adiantam se não forem alcançáveis. Portanto, antes de conceber uma meta, é essencial analisar os seguintes itens:

  • Segundo o histórico, é possível alcançar o objetivo traçado?
  • O que os colaboradores pensam. Eles acreditam que é atingível?

A 1ª meta era de aumentar em 20% as vendas. Esse objetivo foi alcançado e o aumentamos para 50%.

Contudo, com algumas análises, vimos que esse número será alcançado muito antes do prazo determinado. Portanto, vamos definir que a meta é de 70%.

R — Relevant ou relevante

Você já definiu sua meta estratégica, criou um modo de mensurar e avaliou se é atingível. Com isso, verificou que a sua criação é viável, mas, quanto mais relevante a meta for, mais motivação sua equipe terá.

Um objetivo que não terá efeito positivo em seu negócio, possivelmente será tratado como segunda opção. Com isso, verifique quais indicadores são mais importantes para sua empresa e foque em melhorá-los ou mantê-los.

T — Time based ou temporal

Assim como os passos anteriores são importantes para a concepção de uma meta, não adiantarão em nada, se um prazo não for determinado.

Mas, você pode ter percebido que definimos um prazo de 2 meses para que a meta seja atingida, mostrando que estamos corretos. Mesmo que ela tenha sido alcançada em menos tempo, foi dado um incremento na nossa meta.

Como o método SMART pode beneficiar sua loja?

As metas SMART ajudarão você a organizar todas as ações estratégicas de uma empresa, como: processos financeiros, comerciais e de vendas.

Além disso, você entenderá melhor que todos os processos precisam ser monitorados e mensurados constantemente. Se bem utilizadas, ainda poderão ser responsáveis pela geração de resultados significativos para sua empresa.

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Fonte:

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