ENTENDA COMO O STOPPER CONTRIBUI PARA GATILHOS DE COMPRA NO PDV
Gestão do Varejo

O uso de stopper como um mecanismo de publicidade é uma opção capaz de trazer retornos significativos. Você já parou para pensar nisso? Talvez o termo não seja familiar, mas com certeza você já esbarrou com esse material em algum estabelecimento. Os stoppers costumam ser fixados em gôndolas e prateleiras de supermercados.
Feitos de papel ou plástico, eles costumam ficar na altura dos olhos, entre as prateleiras. Com o objetivo de auxiliar na divulgação de marcas, expondo informações de forma atrativa, essa solução pode alavancar o seu negócio de maneira bem peculiar. Neste conteúdo, explicaremos o que é stopper, para que ele serve e onde usá-lo.
Gostaria de saber quais são os dois tipos de stoppers mais usados em supermercados e lojas? Continue lendo para obter as respostas!
O que é o stopper?
Essaé uma ferramenta usada em lojas e supermercados e que fica fixada nas prateleiras, corredores e gôndolas. O mecanismo tem, no máximo, 15 centímetros de largura e mede entre 20 e 45 centímetros de altura e pode ser feito de plástico ou papel. O material está presente nos pontos de vendas e é resistente para não quebrar facilmente.
A resistência é importante porque adultos e crianças podem lotar o espaço e danificar o mecanismo. Eles contêm informações sobre os produtos e promoções, tem base de plástico e é maleável para o manuseio. Há stoppers que são feitos de papel para a realização de campanhas curtas. Geralmente, ficam fixados perto das mercadorias que são divulgadas.
As ferramentas são aplicadas no sentido vertical para causar efeito 3D e ficar do lado de fora das gôndolas. Isso favorece a visibilidade dos dados e torna a comunicação mais eficiente, conforme o padrão predeterminado pelo gestor. A impressão dos stoppers é digital e de alta definição, os cortes são precisos e as dobras planejadas para não ofuscar os produtos.
Para que serve o stopper?
O stopper serve para atrair a atenção dos consumidores para determinadas mercadorias, favorecer o marketing e alcançar novos clientes. Portanto, o mecanismo é muito usado para fazer propagandas que levem as pessoas a parar a sua trajetória e olhar para a mercadoria exposta na gôndola. Assim, elas vão ler as informações registradas no material.
Como você pode imaginar, os stoppers servem também para apresentar produtos novos ou para promover marcas que tentam ganhar espaço no mercado. Por outro lado, a ferramenta tem a função de alavancar as vendas de determinadas mercadorias que podem estar paradas e sem saída há bastante tempo. Além do mais, ela expõe regras das ações promocionais em vigência.
Nos stoppers, você pode registrar prêmios a serem distribuídos, formas de participação em promoções e outras exigências referentes a compra do produto, cadastramento dos códigos de barras em páginas na internet ou cupons de sorteio. Esse tipo de aplicação acontece mais em supermercados, padarias e lojas de conveniências.
Quais são os dois tipos de stoppers usados em supermercados e lojas?
Um dos tipos de stoppers usados em lojas de varejo e supermercados são os mecanismos para campanhas de merchandising curtas. Eles são de papel, têm dobras especiais e fitas para serem fixados durante ações que são feitas para oferecer promoções rápidas. Os materiais são básicos ou simples, mas eles são eficazes e funcionam para destacar produtos.
Já os stoppers produzidos para campanhas de merchandising longas são de plástico, acrílico, poliestireno ou outro material resistente. Eles contêm suportes robustos e roscas ajustáveis para a fixação em prateleiras ou gôndolas dos estabelecimentos comerciais. Desse modo, são indicados para as ações de marketing mais duradouras devido à sua durabilidade.
Quais são as principais vantagens do uso de stoppers?
O stopper tem uma função estratégica capaz de trazer benefícios incríveis, pois interfere na experiência dos clientes.
A seguir, confira os principais!
Despertar curiosidade
O nome “stopper” vem do inglês “stop”, que significa “pare” em português. O significado do termo não está nada distante do nome. Ele é feito justamente para fazer as pessoas pararem. Por sua vez, esse efeito acontece quando o comunicador consegue despertar ou instigar curiosidade sobre o produto anunciado.
Um bom stopper não é aquele que “grita”, mas o que interrompe a jornada do cliente dentro da loja de maneira sutil e eficaz, isto é, que motiva o consumidor a prestar atenção e estimula uma atitude.
Fortalecer sua mensagem
Ao contrário de quem pensa que o dinheiro é que manda quando o assunto é marketing, os stoppers podem provar que a prioridade para a conversão é a boa estratégia. Esse mecanismo abre um leque de possibilidades que precisam ser estudadas para que o cliente seja, de fato, atingido. Desde o posicionamento físico até o texto e a imagem inseridos, tudo deve ser pensado.
Você também pode fazer com que o stopper se comunique com outras peças e ações publicitárias, fortalecendo sua mensagem. A aplicação em sequência ou em um formato criativo são possibilidades de tornar sua informação mais forte.
Divulgar ações promocionais
Outra grande característica do uso de stoppers é a divulgação de ações promocionais feitas por sua empresa. Se a marca já trabalha com um cartão próprio, pode usar os stoppers para ressaltar destaques como quantidade de parcelas permitidas, condições diferenciadas de pagamento, entre outros. Você também pode expor regras de uma promoção vigente, meios de participação, prêmios que serão sorteados etc.
Qual é a diferença entre o divisor de categorias e o stopper?
A principal diferença entre ambos é o tamanho. Um stopper costuma medir entre 20 a 40 centímetros. Trata-se de um padrão convencionado, posicionado nos pontos de venda de forma específica, para não atrapalhar a locomoção. Já os divisores de categorias podem ser maiores e feitos em materiais e formatos diferentes.
Por que mensurar a satisfação dos clientes no ponto de venda?
Acompanhar e mensurar os resultados voltados para a satisfação dos clientes no PDV é importante para que você saiba, exatamente, quais ações são mais eficazes. Sendo assim, tornar o PDV atrativo e passar informação usando stoppers é tão essencial quanto monitorar o efeito das iniciativas. Para isso, você deve definir métricas a serem avaliadas. Vale lembrar de que testar, monitorar, errar e reparar o erro são etapas que fazem parte do processo rumo à excelência da marca.
Entendeu o que é stopper, para que ele serve e como contribui para gatilhos de compra no PDV? O uso de stopper é essencial para empresas que estão em busca de novas estratégias de comunicação. Muitas vezes, para fugir das ações costumeiras de divulgação, nada melhor que comunicar a solução oferecida para o cliente de modo eficiente e atrativo.
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