COMO USAR O DRE PARA MEDIR O SUCESSO DO SEU COMÉRCIO ELETRÔNICO? SAIBA AGORA!
Gestão do Varejo
Com todo o avanço que a Internet proporcionou ao mundo dos negócios, o comércio eletrônico se popularizou de forma incrível e, consequentemente, passou a exigir leis regulatórias para proporcionar segurança aos usuários. Em busca de estar dentro dos conformes, muitos empresários digitais não sabem como usar o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) e são forçados a enfrentar dificuldades ainda maiores.
No entanto, o DRE não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, esse conceito vai além do acompanhamento contábil de uma empresa, podendo trazer ótimas vantagens para o empreendimento. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para entender melhor!
O que é e como usar o DRE em prol da empresa?
A DRE é um relatório que resume as operações e o resultado apurado de uma empresa durante um determinado período. Ao detalhar valores para os grupos de custos, despesas, receitas, impostos e lucros, o DRE mostra o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais.
Como você pode imaginar, uma demonstração desse tipo pode ser útil para checar a saúde financeira de uma organização. Por meio dela, é possível saber rapidamente qual a expectativa de lucro ou prejuízo baseado nas ações tomadas no momento.
Essa análise pode ser um trunfo na mão dos gestores, já que quanto melhor for o nível de controle financeiro exercido sobre a empresa, melhores serão as decisões tomadas. Além disso, nada melhor do que fazer escolhas com base na situação real da empresa, entendo a viabilidade econômica atual e abrindo caminho para a gestão da inovação.
Como elaborar o DRE?
A seguir, compartilharemos um modelo com os principais itens desse demonstrativo. Como base nesses exemplos, você poderá se informar mais a respeito e aplicar em sua empresa (especificamente para seu comércio eletrônico).
A. Valor da produção
Nessa área, insira os valores referentes à receita total da produção da sua loja virtual.
B. Custos da produção
Aqui, explane todos os custos ligados à atividade do e-commerce durante o período selecionado:
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suprimentos, matérias-primas, materiais de consumo e bens;
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depreciação e amortização;
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recursos de terceiros;
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fornecimentos;
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serviços;
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variação dos estoques de suprimentos, matérias-primas, materiais de consumo e bens;
-
pessoal/equipe;
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outros custos de gestão.
Ao cruzar A e B, você saberá qual a diferença entre os valores e os custos da produção (A − B).
C. Receitas e despesas financeiras
Dependendo do tamanho da sua loja, é possível que haja outras receitas/despesas ligadas ao aspecto financeiro, por exemplo:
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ganhos e perdas em moeda estrangeira;
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juros e outros encargos financeiros;
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rendimentos oriundos de participação social;
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outros rendimentos financeiros.
D. Ajustes ao valor de atividades financeiras
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Revalorização de participação ou de ativos financeiros que não constituem participação;
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desvalorização de participação ou de ativos financeiros que não constituem participação.
E. Receitas e despesas extraordinárias
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Resultado antes dos impostos (A − B + C + D + E);
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impostos sobre o rendimento no período de exercício;
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resultado do exercício.
Para obter um demonstrativo bem detalhado, você deverá considerar todos os valores monetários envolvidos no e-commerce. Se o Demonstrativo do Resultado do Exercício for feita de forma correta, ela revelará os resultados financeiros da sua loja, identificando os pontos de melhoria que ajudarão você a correr atrás de resultados ainda melhores no futuro.
Agora que você já sabe como usar o DRE e qual a importância dele para o seu comércio eletrônico, que tal entender melhor sobre a importância de mensurar a satisfação dos clientes do seu e-commerce?
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