APRENDA AGORA COMO FAZER UMA CAMPANHA DE BLACK FRIDAY!
Gestão do Varejo
A Black Friday vem sendo um dos períodos mais significativos para o e-commerce. Prova disso é que nos últimos anos, especialmente no Brasil, o faturamento tem aumentado de maneira exponencial, tanto que para o ano de 2018 o impacto previsto é de R$ 2,11 bilhões. Esse número ajudará o comércio eletrônico a alcançar incríveis R$ 53,5 bilhões de receita.
Por outro lado, com o aumento da arrecadação do mercado digital, a concorrência também tem se tornado mais forte, trazendo promoções cada vez mais agressivas.
Se você ainda tem dúvidas de como planejar uma campanha de Black Friday de sucesso, continue a leitura! Neste artigo, vamos ensinar dicas que poderão destacar seu negócio nessa data tão importante. Confira!
Entenda a importância da Black Friday para o e-commerce
O faturamento é um dos pontos mais relevantes para o comércio eletrônico, afinal, a receita gerada ajuda a melhorar as qualidades dos produtos e as próprias empresas como um todo.
Segundo a Ebit, por meio do Relatório WebShoppers 2018, cerca de 32% das transações ocorridas no e-commerce brasileiro foram feitas por meio dos smartphones, um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Além de um aumento de 4,5 milhões de novos consumidores que compraram pela primeira vez.
Como visto, a Black Friday é um período que não se limita somente à data da sua ocorrência, ela também influencia nas ações futuras, tanto dos consumidores quanto dos clientes.
Veja dicas de como organizar uma campanha de Black Friday
Você deve ter entendido o impacto que essa data causa nas lojas virtuais brasileiras e, portanto, está ciente de como a preparação para esse período é importante para o seu negócio.
A partir disso, você deve ficar atento a algumas dicas para organizar uma campanha que seja, de fato, efetiva e relevante para o seu público. Confira!
Analise o comportamento do consumidor
Dependendo do nicho de atuação de uma empresa, o comportamento do consumidor também pode variar bastante. O varejo de vestuário se difere do eletroeletrônico justamente por causa do valor dos produtos — enquanto um tem o preço mais baixo e é vendido mais rapidamente, o outro precisa de um tempo maior de pesquisa antes de ser adquirido.
Esse ponto é essencial para definir as melhores estratégias de atração e fidelização dos consumidores. Por isso, antes mesmo da chegada da Black Friday, já tenha dados suficientes para entender como sua audiência se comporta.
Ofereça descontos reais
Esse ponto deve ser analisado com cuidado. Há algum tempo, a Black Friday era conhecida como “black fraude” ou “compre pela metade do dobro”. Essas críticas surgiram justamente por causa de empresas mal-intencionadas que elevavam seus preços para aparentar um grande desconto.
Para fugir disso, busque por descontos que realmente sejam verdadeiros e que não enganem o consumidor. Atualmente, um bom relacionamento com a audiência tem sido prioridade para o comércio eletrônico como um todo.
Tenha um site responsivo
Falamos um pouco sobre como os dispositivos móveis têm tido impacto significante nas compras do comércio eletrônico e como são bastante utilizados na Black Friday. Por esse motivo, busque otimizar o seu site para os mais variados tamanhos das telas — isso contribuirá para a experiência do usuário com sua marca e, consequentemente, o relacionamento deles com o seu negócio.
Ofereça vantagens nas formas de pagamento
Contar com formas atrativas de pagamento também pode ser uma excelente forma de sair na frente dos concorrentes. O cartão próprio da loja — conhecido também como private label — pode ser muito vantajoso nesta estratégia, tanto você, lojista, como para o consumidor.
Para o varejista, os benefícios vão desde a atração de mais clientes, como o aumento do tíquete médio, o fortalecimento da marca e a possibilidade de maior fidelização da clientela, visto que o objetivo do cartão exclusivo da loja é ser o meio preferencial de pagamento.
Saiba como uma boa campanha ajuda sua marca a se destacar
A Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, visto que muitos se planejam para adquirir produtos de qualidade por preços acessíveis. Portanto, assim como a sua audiência se prepara com antecedência, busque fazer o mesmo para oferecer os melhores produtos e serviços a eles.
Organizar e criar uma campanha de Black Friday pode ser o divisor de águas para sua marca, já que essa data, normalmente, gera um grande resultado de reconhecimento e faturamento para as empresas. Por isso, busque as melhores estratégias e esteja preparado!
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