GESTÃO DE INFORMAÇÕES: COMO FAZER A INTEGRAÇÃO DO PDV COM O E-COMMERCE?
Gestão do Varejo
O cotidiano de um empreendedor é recheado de desafios, principalmente se está expandindo seu negócio e, além de uma loja física, possui também um e-commerce.
Alguns gestores ainda administram os canais de forma independente e, em alguns momentos, pode haver prejuízo para o crescimento do negócio. E isso se deve pela falta de conhecimento ou por ter dúvidas de como realizar essa integração.
Por isso, preparamos este artigo para explicar o que é, e como realizar a integração de informações, por meio de uma solução de gestão integrada, entre sua loja física e o e-commerce. Confira!
O que é e como fazer a gestão de informações integradas?
A integração de informações permite que sejam criadas formas de melhorar a comunicação e a colaboração entre todas as equipes, possibilitando o alinhamento das estratégias e ações.
É uma técnica que promove a melhoria no desempenho e na otimização dos processos de uma empresa e, consequentemente, redução de custos e diminuição de erros.
Para permitir que as integrações sejam implementadas, são utilizadas soluções de gestão integrada que permitam essa ação.
Existem plataformas que utilizam a tecnologia de armazenagem na nuvem, ou seja, permitem que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Além desta modalidade, existem soluções que ficam instaladas no próprio servidor da empresa.
Qual a importância de se utilizar uma solução de gestão integrada?
Como se trata de uma integração entre a loja física e o e-commerce — também conhecido como omnichannel, seu negócio ganhará um dinamismo maior, já que será possível ter uma visão mais ampla de como anda a saúde da sua empresa.
Além do aumento da visão estratégica, os gestores terão uma ideia maior de como anda a produtividade das equipes, já que, por meio deste tipo de solução, poderá otimizar todos os processos internos da empresa e, com isso, as equipes poderão direcionar seus esforços para outros pontos que demandam atenção.
A segurança de dados também será outro fator importante na integração das informações, pelo simples fato de que todo o processo poderá utilizar todos os protocolos de segurança que as plataformas fornecem.
Vivemos na era da informação e aqueles que conseguem acesso e analisam bem os dados, conseguem sair na frente da concorrência.
Quais são as principais vantagens?
Aproximar os clientes
O crescimento constante da internet fez com que as lojas virtuais se tornassem fundamentais para os consumidores, tendo em vista as diversas vantagens, como: preços mais competitivos, grande variedade de produtos, comodidade para comprar, etc.
Com o aumento do acesso ao ambiente digital, o número de lojas físicas foi impactado, mas não significou que elas caíram em desuso. Afinal de contas, se dirigir até uma loja mais próxima ainda é muito útil em alguns momentos, como na compra de produtos que são considerados urgentes.
Portanto, a integração entre esses dois ambientes (offline e online) ajudará no fortalecimento da relação entre consumidor e marca.
Garantir rentabilidade
O conceito principal da integração do e-commerce com a loja física, é de garantir e otimizar o que cada um oferece. Há algumas questões que serão bem utilizadas em um ponto de venda (PDV) físico, enquanto outros são mais rentáveis em um PDV virtual.
A otimização dos canais de venda são essenciais para garantir que sejam rentáveis para a sua marca, pois, desta forma, será possível conciliar o investimento em cada plataforma, fazendo com que ambas sejam eficientes.
Destacar perante a concorrência
Como dito, vivemos na era da informação e quem tem acesso e consegue usar os dados ao seu favor, conseguem sair na frente da concorrência.
Nem sempre se consegue informações específicas sobre o comportamento do consumidor, mas, com a integração de dois PDVs, as possibilidades de compreender melhor os clientes são maiores. Além de ter a chance de antecipar tendências de mercado.
A solução de gestão integrada também auxilia na melhora constante do atendimento aos usuários, já que todas as informações da jornada de compra estão documentadas e acessíveis.
Gostou do nosso artigo? Quer se manter informado? Então aproveite e baixe nosso e-book gratuito: “Soluções de gestão em nuvem no varejo”.
Fonte: